Minicurso

Análise e visualização de redes sociais:
uma experiência com o software Gephi
Professor:
Dr. Anderson Antunes (Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTIC)
Ementa:
O conceito de rede e a análise de redes sociais são, atualmente, parte importante de pesquisas realizadas em áreas tão distintas quanto a Sociologia, Antropologia, Geografia e História, entre outras. A análise em rede permite deslocar o foco da pesquisa do nível biográfico e individual para o coletivo, enfocando as interações e os relacionamentos, bem como os processos de transferência (de informações ou bens materiais, por exemplo) e as estratégias utilizadas pelos indivíduos dentro dos grupos aos quais pertence. Com os avanços tecnológicos das últimas décadas e o desenvolvimento da teoria dos grafos, os pesquisadores podem contar atualmente com uma série de softwares que facilitam a criação de visualizações das redes estudadas, oferecendo novas maneiras de leitura, interpretação e apresentação dos dados. Entre as opções existentes, o Gephi, desenvolvido na Université de Technologie de Compiègne, oferece algumas vantagens por ser gratuito e ter uma interface intuitiva e customizável.
Objetivos:
  • Discutir como a análise de redes sociais vem sido aplicada em diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais.
  • Observar, na prática, como o Gephi funciona e como o pesquisador utiliza o programa para criar visualizações de rede.
Formato:
Dois encontros, sendo o primeiro para a discussão da parte teórica sobre análise de redes sociais e observação de exemplos de sua aplicação em diferentes pesquisas e o segundo para conhecimento e utilização do Gephi, observando o passo-a-passo para criar gráficos de rede no programa.
Dias e horário:
12 e 13 de novembro de 2019, das 08h00 às 09h00.
Local:
Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém – PA.
Número de vagas:
20
Valor:
R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa.
Conta bancária para depósito:
Nelson Rodrigues Sanjad
Banco do Brasil
Agência: 1846-5
Conta corrente: 48.000-2
Inscrição:
Enviar mensagem para 3shca2019@gmail.com solicitando a inscrição no minicurso, com nome completo, documento de identificação, instituição de origem (curso, faculdade, programa de pós-graduação etc.) e comprovante do depósito (JPG ou PDF).

3° Seminário de História das Ciências na Amazônia – Belém, 11 a 13/11/2019 – Email: 3shca2019@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now